Pesquisar neste blog

sábado, 14 de outubro de 2017

Maria de Birico


Maria Alves da Silva Targino, conhecida popularmente por "Maria de Birico" nasceu o Sítio Córrego, município de Apodi/RN, no dia 08 de janeiro de 1949. É filha de Antonio Alves da Silva(Antonio de Joana) e Elvira Ferreira Lima. 

Estudou somente até a segunda série, na antiga Escola Isolada do Córrego. Aos 08 anos de idade mudou-se para o Sítio Soledade, também localizado neste município, onde reside até hoje. 

Casou-se com o agricultor Antonio Targino da Costa("Birico"), com quem teve uma prole de 16 filhos, sendo que 4 deles faleceram na infância: Clecinho Targino(in memoriam), Jorge Targino(in memoriam), Francisco Targino(in memoriam), José Targino(in memoriam), Cici Targino, Dalva Targino, Maria de Fatima, Antonia Rita, Luzia Targino, Maria Antonia, Veronica Targino, Lucia Targino, Expedito Targino, João Batista Targino, Emanoel Targino e Renato Targino. 

Seu marido, Birico(falecido no ano de 1998) deixou vasta contribuição para a região da Chapada do Apodi, sendo dos fundadores da FALS - Fundação dos Amigos do Lajedo de Soledade, entidade que cuida do patrimônio histórico do Lajedo e do Museu Rural sediado no Distrito de Soledade. 

Mulher religiosa, Dona Maria foi uma mulher batalhadora que trabalhou na roça, ajudando seu marido para garantir o sustento da família, educando os filhos com muito amor e carinho, ensinando o respeito e as boas maneiras. 

Nenhum comentário: