Pesquisar neste blog

domingo, 4 de junho de 2017

Ascendência portuguesa do grande desbravador apodiense Pedro José de Noronha


CARLOS ANTONIO DE NORONHA - Casou com Maria de Abreu Meneses, ele, natural de Portugal, ela de Russas, ele filho de José Caetano Pires e de Maria Josefa Pelônia, ela, filha de Alexandre Rodrigues Ramos, natural do Rio Grande e de Ana Maria de Jesus, natural do Apodi em 9/4/1780, na Matriz de Russas. Foram testemunhas. Antônio Valério Ferreira e Antônio Jose de Almeida. Foram pais de Teresa, nascida dez de Janeiro de 1802. O Carlos Antonio de Noronha nasceu a 28/1/1744, na Rua dos Peaes de São Bento, Freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai, Lisboa, ele era neto paterno de Manoel Francisco Pires e de Maria da Encarnação e neto materno de Bartolomeu Lopes e Maria Rodrigues. Carlos era irmão de Dom Thomaz de Noronha, Bispo Resignatário da Sé de Olinda-PE.

Carlos Antonio e Maria foram pais de:

F.01- JOAQUIM JOSÉ DE NORONHA:(Natural de Limoeiro do Norte-CE).
. Casou com Maria Gomes da Silveira, natural da Serra do Martins-RN, filha do Tenente Manoel João da Silveira e Bonifácia Barbosa de Lucena.
. Foram pais de:
N.01- JOAQUIM JOSÉ CARLOS DE NORONHA:
.Nasceu em Apodi a 31.07.1820. Faleceu em Apodi às 23:50 hs. do dia 14 de Agosto de 1908, aos 88 anos e 15 dias de idade.

.Casou a 15.06.1840 na Matriz de Apodi, em primeira núpcias com MARIA GOMES DA CONCEIÇÃO, que é a mesma MARIA DA CONCEIÇÃO NOGUEIRA, filha do Capitão João Nogueira da Silveira, primeiro administrador do Apodi, em 1833, quando Apodi desvinculou-se do município de Portalegre-RN, e de Joana Gomes Nogueira.
. Foram pais de 09 filhos, dentre os quais:

BN.01- FRANCISCA UMBELINA DE NORONHA (Em 1908 já era falecida). Casou com SEBASTIÃO GOMES DE OLIVEIRA, nasceu em 1850 e faleceu no sítio "Melancias", Apodi, de congestão cerebral a 27.05.1931 aos 81 anos de idade. (Popularmente como Tãtão Paulino - o 1º e pai do 2º que é pai de Lucas de Tãtão.) Sebastião era filho de Paulino Cabral de Macedo, natural do Assu-RN, e de Josefina Gomes da Silva. Sebastião casou-se viúvo em segunda núpcias com Maria Gomes da Assumpção, filha de Alexandre Ferreira Pinto e de Maria da Assumpção Calado.

.Foram pais de:
TN.01- JOSÉ UMBELINO DE NORONHA : (Observe-se que José Umbelino casou com uma irmã de sua madrasta, portanto, era concunhado do seu próprio pai Sebastião.
. Casou com ALEXANDRINA GOMES PINTO, filha de Alexandre Ferreira Pinto (Xandu) e de Maria da Assumpção Callado. Alexandrina faleceu no sítio "Baixa Grande" (Apodi) de lesão cardíaca às 19 hs. do dia 15.07.1933, aos 67 anos de idade.
. Foram pais de : Pedro Noronha e José Umbelino Filho.

PN.01- PEDRO JOSÉ DE NORONHA:

.Casou com sua prima ISABEL SOFIA PINTO, sobrinha de sua mãe dona Alexandrina, filha de Vicente Gomes Ferreira PInto (Vicente Xandu) e de Maria Belisa da Silva Filha (Mariquinha). Vicente Xandu era filho de Alexandre Ferreira Pinto (Xandu) e de Maria da Assumpção Calado. Alexandre era filho do Capitão Vicente Ferreira Pinto e sua segunda esposa Maria Gomes da Silveira, esta era viúva de Joaquim José de Noronha quando casou com o capitão Vicente Ferreria Pinto (1º).

.Pedro e Isabel Sofia foram pais de:
SN.01- JOSÉ.
SN.02- VICENTE,
SN.03- SEBASTIÃO.(Noronhinha).
SN.04- PEDRO (Totó).
SN.05- FRANCISCO . (Chiquito).
SN.06- GERALDO.
SN.07- MARIA. - Casada com Lucas de Tatão Paulino (O 2º).
SN.08- AMÉLIA - Casada com Sebastião de Freitas.
SN.09- ISABEL - Casada com seu parente João Basílio Pinto.
SN.10- LINDALVA - Casada com seu primo legítimo Jacinto 
José de Noronha , o boníssimo Sula. (Pedro era irmão de José Umbelino de Noronha Filho). Esse magnânimo casal tem uma honrada prole de 10 filhos.

PN.02- JOSÉ UMBELINO DE NORONHA FILHO:
.Casou com Raimunda Angélica da Silveira, filha de José Freire de Oliveira, dono da fazenda "Ameno" (Apodi) e de Maria Angélica da Silveira.

. Foram pais de : 
SN.11. JACINTO JOSÉ DE NORONHA (Sula) - Já descrito.
SN.12- EDMUNDO NORONHA - Casou com sua prima em segundo grau Dilma Noronha Pinto, filha de João Basílio Pinto e Isabel Noronha.
SN.13- HERMES.
SN.14- ALAÍDE.
SN. 15- ALICE.
SN. 16- ELITA
SN. 17-DALVACI.
SN. 18- HELENA.
SN.19- ANGÉLICA.
SN.20 - ESTELITA.
SN.21 - MARIA MERCEDES (Quelina).
SN.22- MARIA DA SAÚDE. 

OBSERVAÇÃO: A descendência dos irmãos PEDRO NORONHA e JOSÉ UMBELINO FILHO foi gentilmente fornecida por minha estima prima e santa de todas as dores Lindalva Isabel de Noronha, a quem rendo um preito de muita admiração e bem-querer.

Por Marcos Pinto - historiador e advogado apodiense. 

Nenhum comentário: