Pesquisar neste blog

domingo, 30 de abril de 2017

Subsídio histórico do Sítio São Lourenço

Por Geraldo Fernandes

Casarão antigo que pertenceu a Antonio Domingos. Foto: Amarildo Souza

O Sitio São Lourenço, localizado entre os municípios de Felipe Guerra e Apodi tinha suas terras situadas dentro das datas do Boqueirão, datas estas que teve sua demarcação no dia 21 de Abril de 1740, cujo sesmeiro foi Mathias Nogueira, pai de Manoel Nogueira sendo Manoel Nogueira o primeiro povoador do Apodi, estas terras tinham seu tamanho original de três léguas de cumprido por uma de largura, ou seja, tinha inicio no sitio Passagem Funda e terminava no Sítio santa Rosa. 

Fonte:  Livro flagrante da Várzea do Apodi pg. 39 

A origem do nome São Lourenço, tem como referência a Lourenço de Abreu Pereira, filho de Domingos de Abreu Pereira, este Domingo de Abreu Pereira recebeu uma concessão de terras, na ribeira do Apodi no ano de 1717.  Fonte: Vide Livro segundo volume das sesmarias do RGN, 1716, COLEÇÃO MOSSOROENSE 

Segundo historiadores as ditas terras do sitio são Lourenço pode ter sido 
Herdada por Lourenço de Abreu pois o mesmo era filho e herdeiro de Domingos de Abreu pereira, 

Um fato histórico para  a comunidade de são Lourenço, se refere a Margarida de Oliveira Nogueira, filha de Manoel Nogueira e neta de Mathias Nogueira, nascida ela em Nossa Senhora das Neves no ano de 1652, hoje João pessoa. 

Margarida de Oliveira Nogueira, e sua irmã Antônia de Freitas Nogueira foram possuidoras da datas de sesmaria do Sitio Apanha peixe e da data  do Pacó, tal sesmaria foram adquiridas em 8 de julho de 1740. Margarida de Oliveira Nogueira era dona de quase todas as terras da Ribeira do Apodi, foi uma grande desbravadora do sertão apodiense,  faleceu na sua fazenda São Lourenço no dia 8 de julho de 1772.  

Fonte: As abordagens históricas referenciais à Data de Sesmaria "Boqueirão" foram colhidas de um manuscrito do renomado historiador Apodiense NONATO MOTA, que pertence ao neto ANTONIO FERNANDES PRAXEDES e seu filho ANTONIO FERNANDES PRAXEDES FILHO, e repassada por Marcos Pinto 

Geraldo Fernandes é escritor, pesquisador e membro da Academia Apodiense de Letras(AAPOL). 

Nenhum comentário: