Pesquisar neste blog

domingo, 4 de setembro de 2016

Arimatéia Pinto



JOSÉ DE ARIMATEIA DE FREITAS PINTO, também conhecido popularmente pelos seus amigos como “Téinha”, nasceu no dia 19 de junho de 1991, no município de Apodi/RN, filho de Clóvis Gomes Pinto(Clóvis de Janjão) e de Maria da Saúde de Freitas Pinto Gomes(Saúde de Pedro de Telécio). É sobrinho da Professora Lusia Gomes Pinto, mais conhecida como Lusia do PT.  

Foi criado no Sítio “Barro Branco”, comunidade localizada na região da Areia de Apodi, onde morou até os seus 07 anos de idade, quando saiu da zona rural para estudar.  O jovem Arimateia tem muito orgulho de ser filho e neto de agricultores. Sendo de família humilde, em sua época, muitos não tinham condições de estudar, e  por isso trabalhavam na roça para ajudar os pais. Porém seus pais nunca o deixaram trabalhar, já que queriam que seu filho tivesse um futuro promissor, já que não tiveram as mesmas oportunidades. 

Em 1999, ainda com 07 anos, transfere-se para a cidade de Apodi juntamente com a sua avó para começar a estudar, não sabia ainda ler nem escrever, o que acabou causando preocupação em seus familiares, que temiam que não acompanhasse o 1º ano na época. Assim o colocaram em aulas de reforço, e em poucos meses já sabia ler e escrever.  Neste mesmo ano, iniciou os seus estudos na Escola Municipal 12 de outubro, onde cursou o ensino infantil do 1º ao 4º ano. 

Em 2003, iniciou os estudos na Escola Municipal Lindaura Silva, onde cursou do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. 

No ano de 2007, ingressou na Escola Estadual Professor Antônio Dantas, instituição onde cursou o ensino médio. 

Em 2012, iniciou o ensino superior na UFERSA(Universidade Federal Rural  do Semi -Árido) no Campus Caraúbas, onde fez o curso de Ciência e Tecnologia(C & T). 

Em 2013 foi aprovado no curso de Fisioterapia da UNASP(Centro Universitário Adventista de São Paulo), na cidade de São Paulo/SP, onde contaria com mensalidades e moradia grátis, mas infelizmente devido a motivos superiores não chegou a ingressar nesta instituição.  

Em  2014 participou do Clube de Desbravadores Maranata, onde desempenhou a função de Diretor Associado, no ano seguinte, desempenhou a função de Diretor. Ainda neste mesmo período fez parte do PDA Santa Cruz, acompanhando e monitorando as crianças e adolescentes do projeto. 

No ano de 2015, ingressou na UNP(Universidade Potiguar),  na cidade de Mossoró, onde fez o curso de Enfermagem somente até o  3º período. Neste mesmo ano, iniciou os seus estudos no IFRN – Campus Apodi, no curso Técnico Subsequente em Agropecuária. 

Por estudar muito sobre o socialismo, sobre Ernesto Che Guevara, sobre os revolucionários em Cuba, por sede de justiça e de igualdade, filiou-se ao PT(Partidos dos Trabalhadores) de Apodi, sigla da qual é filiado desde o ano de 2007. Sendo militante do partido desde seus 10 anos de idade. 
Gosta sempre de ressaltar a importância de sua tia Lusia Pinto(uma das principais fundadoras do PT de Apodi, sendo inclusive Ex-Presidente do partido), juntamente com o seu primo Edivan Pinto(in memorian), que sempre estiveram dentro da luta nos movimentos sociais, buscando melhores condições para a sociedade apodiense, formando associações, sindicatos. Com esses exemplos na família se envolveu na luta e desde então tem nos mesmos, os objetivos de igualdade para o nosso povo. Defende a união de todas as classes em prol de nossos objetivos comuns. 

Nas eleições municipais de 02 de outubro de 2016, foi candidato a vereador de Apodi pelo PT, colocando seu nome a disposição  do povo apodiense com propostas  voltadas para fortalecimento da Câmara Municipal,    em prol dos agricultores, do desenvolvimento rural, incentivo à cultura, à prática desportiva dos jovens, luta pela implantação de políticas públicas voltadas para mulheres, mais conquistas para  juventude, minorias,  enfim, de toda a sociedade apodiense.  Infelizmente não obteve êxito, mas o jovem Arimateia Pinto continua  sempre na luta em defesa das causas sociais. 

Nenhum comentário: