Pesquisar neste blog

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Sítio São Lourenço


Terras situadas dentro da famosa "DATA DO BOQUEIRÃO", cuja data de terras tinha a extensão de três léguas de comprimento por uma de largura. Tem como referencial toponímico o Sr. LOURENÇO DE ABREU PEREIRA, filho legítimo do pernambucano e sesmeiro no Apodi Capitão DOMINGOS D'ABREU PEREIRA, que recebeu concessão de Carta de Data de Sesmaria a 07 de Abril de 1717, em que recebia a doação de três léguas de comprido por uma de largo no lugar denominado de "Serra Pody dos Encantos", para fora. (FONTE: Vide livro "SEGUNDO VOLUME DAS 929 SESMARIAS DO RIO GRANDE DO NORTE" - 1716 a 1742 - Coleção
Mossoroense - Maio de 2000).

É possível que estas terras tenham sido herdadas por Lourenço, como filho legítimo de Domingos D'abreu Pereira. Sabe-se que nestas terras existe um olho d'água que recebe o nome de "OLHO D'ÁGUA DO ABREU", fonte termal que brota do leio de um riacho que nasce na serra do Apodi, e dista seis quilômetros do sítio "Brejo". Jorra de forma abundante e eleva-se cerca de onze centímetros do nível do solo e é de natureza ferruginosa. Em 30 de Maio de 1844 encontramos a viúva de Lourenço (segunda esposa) LUÍZA FREIRE DE AMORIM vendendo 34 braças de terras neste sítio ao Capitão Domingos Freire da Silveira.
Este antigo sítio encontra-se encravado na uberosa "Várzea do Apodi". LOURENÇO casou em primeira núpcias com FLORÊNCIA RITA DE MENEZES, que é a mesma FLORÊNCIA RITA DE JESUS, e foram pais de:

F.01- LOURENÇA MARIA - Casou com o pernambucano GASPAR DA COSTA, nascido na Freguesia (Paróquia) da Várzea, e filho natural do Português Manoel Antonio da Costa e de Maria José, natural da Várzea, em Pernambuco.

F.02- BÁRBARA MARIA DE ALBUQUERQUE:
. Casou com o Sr. ANTONIO DE GÓIS NOGUEIRA, bisneto paterno da fundadora de Apodi Sra. Antonia de Freitas Nogueira, sendo Antonio filho legítimo de Manuel de Carvalho Nogueira e Ana de Góis Rocha.
. Foram pais de:

N.01- JOSÉ DE GÓIS NOGUEIRA (3º deste nome).
N.02- ANTONIO DE GÓIS NOGUEIRA (2º deste nome).
N.03- ISABEL DE GÓIS NOGUEIRA.
N.04- JOÃO DE GÓIS NOGUEIRA. - Casou com MARIA DA PAZ BARROSO.
. Foram pais de: (Dentre outros).
BN.01- CLEMENTINO DE GÓIS NOGUEIRA:
. No ano de 1856 já se encontrava comercializando na praça de Mossoró, onde residia, destacando-se como um dos principais comerciantes.
. Seu nome é referencial como patrono do lugar denominado de "Lagoa do Clementino", proximidades do sítio "Canto de Varas", em Apodi.
. Segundo o renomado historiador potiguar RAIMUNDO NONATO DA SILVA, era no casarão senhorial com sobrado, pertencente ao Clementino, que o célebre cangaceiro JESUÍNO BRILHANTE se hospedava, quando tinha negócios a resolver em Mossoró.
BN.02- JOSÉ DE GÓIS NOGUEIRA (Nasceu no ano de 1800 e faleceu a 26.04.1878):
. Casou com Eduvirges Maria da Conceição.
. Este casal é tronco da numerosa família GÓIS, da cidade de Caraúbas-RN.

BN.03- FRANCISCO DE GÓIS NOGUEIRA:
. Nasceu em 1813.
. Casou com sua parente Maria de Góis Nogueira.
. Residia em Mossoró, onde foi Coletor de Rendas Estaduais no ano de 1865.
. Faleceu em Mossoró a 06.08.1893, em estado de viuvez, deixando 05 filhos maiores de idade.

Num estudo acurado, chega-se à conclusão de que a Várzea do Apodi tem quase totalidade de suas terras pertencentes aos descendentes de Antonia de Freitas Nogueira, fundadora do Apodi.

Por Marcos Pinto - historiador e advogado apodiense. 
Artigo postado originalmente no blog Potyline

Nenhum comentário: