Pesquisar neste blog

sábado, 13 de setembro de 2014

Preta Targino


FRANCISCA TARGINO DE OLIVEIRA, conhecida popularmente como “Preta Targino”, nasceu no Distrito de Soledade, Apodi-RN, no dia 30 de setembro de 1921,era filha do patriarca da família Targino de Soledade, Francisco Targino da Costa e Jo /ana Martins de Oliveira. 

O pai de Francisca Targino da Costa, nascido no ano de 1865, casou-se em segundas núpcias com Joana Martins de Oliveira e tiveram os seguintes filhos: 1 - Antonia targino de Oliveira (nascida em 13.06.1919), 2 - Francisca Targino de Oliveira, Dona Preta, nascida em 30.09.1921). Dona preta casou-se com seu sobrinho Odilon Targino da Costa, filho de seu irmão João Targino da Costa); 3 - MANOEL TARGINO DE OLIVEIRA (BADÚ,NASCIDO EM 1924); 4 - JOÃO MARTINS DE OLIVEIRA(NASCIDO EM 1926); 5 - ISAURA TARGINO DE OLIVEIRA, (NASCIDA EM 1928), E CASADA COM JOÃO TARGINO DE FREITAS(JOÃO DE EDUARDO),6 - João Batista Targino de Oliveira; 7 - SEBASTIÃO TARGINO DE OLIVEIRA; 8 - RAIMUNDO TARGINO DE OLIVEIRA(XÉREM).

Dona Preta casou-se com Odilon Targino da Costa, seu sobrinho e esposo, seguindo uma trajetória invejável e de arrojo. Desse casamento nasceram os seguintes filhos: José Inacio Targino, João de Deus Targino, Geraldo Targino, Helenimar Targino de Oliveira(Mazinha), Irene Targino de Oliveira, Francisca das Chagas Targino, Antonia Ivonete da Costa Targino e Carmelita Ferreira da Silva(filha adotiva  e sobrinha). Criou os filhos com amor, e respeito, ensinando o melhor para eles, transmitindo para eles e os netos, um caráter digno, uma das grandes mulheres da tradicional Família Targino,uma matriarca que nós passou um legado inesquecível. Dona preta era uma mulher extraordinária, exemplo digno de mãe, avó, tia e esposa. 

Uma mulher de bondade no coração, uma ótima dona de casa e excelente cozinheira, bem organizada, carinhosa com os netos,boa sogra,se tornou-se uma matriarca de grande importância para a família Targino, bem conhecida em Soledade e bem querida por todos.Dona Preta Targino faleceu no dia 16 de março de 2011. 

Fonte: Jean Carlos Targino(neto de Preta Targino)  e demais membros da honrosa Família Targino de Soledade - Apodi. 

Um comentário:

Regueiros disse...

Nasci em campina grande PB,hoje estou em SP com 33 anos.Sou da família dos Targino perdi muitos da família e gostaria de encontrar familiares para conhecer a origem da minha família.Este é meu contato caso alguém veja e se interesse em me conhecer.elder_prainhabranca@hotmail.com