Pesquisar neste blog

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Zominho - ex-vereador


FRANCISCO VIEIRA DE SOUSA, vulgo “Zominho”, nasceu no Sítio do Padre, que na época era encravado no município de Apodi, e hoje no de Severiano Melo, no dia 04 de junho de 1945, filho de Almiro Bispo Vieira e Maria Lilia de Sousa(também conhecida como Maria Vieira de Souza). No ano de 1948, aos 03 anos de idade mudou-se com sua família para o Sítio Lagoa Amarela, município de Apodi, onde mora atualmente. 

Começou a estudar aos 12 anos de idade no Sítio Aleixo, tendo como primeira professora Dona Lourdes. Depois mudou-se para a escolar particular do Córrego, município de Apodi-RN, tendo como professora Dona Letice, onde estudou até o quarto ano(atual quarta série). Também estudava em casa com a ajuda de sua mãe, sempre que voltava da escola ajudava seus pais nos trabalhos da agricultura.

Zominho casou-se em 18 de dezembro de 1977 com Dona Maria de Fátima Freitas de Sousa, com que teve 06 filhos: Marta Maria de Freitas Souza, Maria da Paz Freitas Souza, Francisco Vieira Souza Júnior(Sousinha), Marcelo de Freitas Souza e um casal de gêmeos Maciel de Freitas Souza e Maciana de Freitas Souza. 

Aos 15 anos de idade já era atuante na política de Apodi, porém não podia votar, pois na época não era permitido o voto para menores de 18 anos. Pela primeira vez candidato-se a vereador de Apodi no ano de 1972 na legenda da Aliança Renovadora Nacional(ARENA),  sendo eleito no dia 15 de novembro do mesmo ano. No seu tempo trabalhava como voluntário, pois vereador não ganhava salário.

Durante o período em que foi vereador da Câmara Municipal de Apodi, fez vários projetos em prol da população apodiense. Em 1976, disputou a reeleição ao cargo de vereador, também pela ARENA,  porém não obteve êxito. Durante sua carreira política apoiava o prefeito Izauro Camilo de Oliveira. Em 1982, foi candidato a vereador de Apodi,  desta vez na legenda do PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro, partido do  qual é filiado até hoje, entretanto mais uma vez não logrou êxito em sua candidatura. 

Atualmente é sócio filiado ao Sindicato Rural de Apodi desde o ano de 1968, do qual atua como coordenador. É sócio do AMPC - Associação de Mini-Produtores de Córrego e Sítios Reunidos. 

Um comentário:

Marcos Pinto. disse...

Justíssima homenagem. Só uma observação por um equívoco: O nome do sítio mencionado na biografia é SÍTIO ALEIXO e não aleijo. Abraço.