Pesquisar neste blog

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Zominho - ex-vereador


FRANCISCO VIEIRA DE SOUSA, vulgo “Zominho”, nasceu no Sítio do Padre, que na época era encravado no município de Apodi, e hoje no de Severiano Melo, no dia 04 de junho de 1945, filho de Almiro Bispo Vieira e Maria Lilia de Sousa(também conhecida como Maria Vieira de Souza). No ano de 1948, aos 03 anos de idade mudou-se com sua família para o Sítio Lagoa Amarela, município de Apodi, onde mora atualmente. 

Começou a estudar aos 12 anos de idade no Sítio Aleixo, tendo como primeira professora Dona Lourdes. Depois mudou-se para a escolar particular do Córrego, município de Apodi-RN, tendo como professora Dona Letice, onde estudou até o quarto ano(atual quarta série). Também estudava em casa com a ajuda de sua mãe, sempre que voltava da escola ajudava seus pais nos trabalhos da agricultura.

Zominho casou-se em 18 de dezembro de 1977 com Dona Maria de Fátima Freitas de Sousa, com que teve 06 filhos: Marta Maria de Freitas Souza, Maria da Paz Freitas Souza, Francisco Vieira Souza Júnior(Sousinha), Marcelo de Freitas Souza e um casal de gêmeos Maciel de Freitas Souza e Maciana de Freitas Souza. 

Aos 15 anos de idade já era atuante na política de Apodi, porém não podia votar, pois na época não era permitido o voto para menores de 18 anos. Pela primeira vez candidato-se a vereador de Apodi no ano de 1972 pelo partido da que existia na época do regime militar, a ARENA(Aliança Renovadora Nacional, hoje atual DEM), sendo eleito no dia 15 de novembro do mesmo ano. No seu tempo trabalhava como voluntário, pois vereador não ganhava salário. Durante o período em que foi vereador da Câmara Municipal de Apodi, fez vários projetos em prol da população apodiense. Em 1976, candidatou-se novamente ao cargo de vereador, também pela ARENA,  porém não obteve êxito. Durante sua carreira política apoiava o prefeito Izauro Camilo de Oliveira. Em 1982, foi candidato mais uma vez candidato a vereador de Apodi, só que dessa vez pelo MDB – Movimento Democrático Brasileiro(atual PMDB, Partido do Movimento Democrático Brasileiro), partido do  qual é filiado até hoje, entretanto mais uma vez não logrou êxito em sua candidatura. 

Atualmente é sócio filiado ao Sindicato Rural de Apodi desde o ano de 1968, do qual atua como coordenador. É sócio do AMPC - Associação de Mini-Produtores de Córrego e Sítios Reunidos. 

Um comentário:

Marcos Pinto. disse...

Justíssima homenagem. Só uma observação por um equívoco: O nome do sítio mencionado na biografia é SÍTIO ALEIXO e não aleijo. Abraço.