Pesquisar neste blog

sábado, 23 de agosto de 2014

Campus Apodi participou do I Seminário do NEABI


Durantes os dias 11 e 12 de agosto, o Campus Apodi participou do I Seminário sobre Diversidade Etnico-Racial: Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, no auditório Pedro Silveira e Sá Leitão, no Campus do IFRN Natal Central, em Natal-RN. O Seminário teve como um dos principais objetivos,  a implantação do NEABI(Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas), que está se instalando em todos os Campi do IFRN. O evento ocorreu sob coordenação geral das professoras Nadja Costa e Rejane Barros , que fazem parte da Pro-Reitoria de Ensino(PROEN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(IFRN). 

O NEABI tem a  finalidade de realizar ações de ensino,pesquisa e extensão sobre as várias dimensões das relações étnicos-raciais, de sensibilizar, colaborar e promover por meios de parcerias, ações estratégicas, produzindo e divulgando conhecimentos.  O Seminário foi um momento de muita descontração, com palestras, mesas-redondas, debates, painéis dialogados, exposições, apresentações culturais. 

O NEABI de Apodi é formado pelos docentes Marcos Queiroz(Professor de Artes), Sarah Campelo(Professora de História), Julimar França(Professor de Sociologia); da coordenadora pedagógica Camila Bessa; dos ténicos adminitrativos Thiago Araújo e Cléia Souza; dos estudantes Francisco Veríssimo(Informática), Ana Paula Bezerra(Agricultura) e da representante dos Movimentos Sociais., Lúcia Maria Tavares(Pesquisador e Presidente do Centro Historico-Cultural Tapuias Paiacus da Lagoa do Apodi - CHCTPLA). Participou ainda do evento o professor  de Artes, Nilton Xavier Bezerra, que antes era professor do Campus Apodi, mas que agora é de Nova Cruz. Nilton representou muito Apodi no seminário do NEABI. 

Veja abaixo algumas fotos do evento: 














Painel: Cultura e modos de vida nas comunidades indígenas. 




Mesa redonda sobre a Questão Indígena no Rio Grande do Norte em pespectiva. Palestrantes: Jussara Galhardo(Grupo Paraubaba), Martinho Andrade(FUNAI/CTL), coordenadora Rejane Barros, Professor José Glebson(Grupo Paraubaba) 

Momento de Debate no Auditório Pedro Silveira e Sã Leitão, Rosane Félix(Professora do Campus Pau dos Ferros) e Lúcia Maria Tavares, membro do NEABI de Apodi. 


 Pesquisadora Lucia Maria Tavares, Presidente do Centro Histórico-Cultural Tapuias Paiacus da Lagoa do Apodi dando depoimento no auditório do Campus Natal Central sobre sua luta pelo reconhecimento das famílias indígenas no município de Apodi.




 Prof Antônio Novaes,  membro do NEABI da Universidade Federal da Paraíba(UFPB), falando sobre como está funcionado o núcleo na referida universidade. 


Cacique Luiz da comunidade indígena Catu dos Eleotérios e a pesquisadora Lucia Maria Tavares descendente dos Índios Tapuias Paiacus do Apodi. 

 Membros do NEABI de Apodi 


 Professor Nilton Xavier Bezerra e o pesquisador apodiense Francisco Veríssimo de Sousa Neto

Despedida do professor Nilton Xavier. 

Fotos:  professora Sarah Campelo. 

Nenhum comentário: