Pesquisar neste blog

domingo, 27 de julho de 2014

Neto Vale - professor


RAIMUNDO NONATO DO VALE NETO, conhecido por todos como “Neto Vale”, natural de Apodi-RN, nasceu em 04 de julho de 1962, é filho de Dedé de Abília e de Toinha de Raimundo da Luz (In memoriam). De uma família de seis irmãos: Luiz Barros, Conceição Barros, Aluísio Barros, Katia Barros Pinto, Antônio Oliveira e Augusto Oliveira. 

É casado com Luzia Bessa, enfermeira do HRTM(Hospital Regional Hélio Morais Marinho, desse consórcio nasceram dois filhos: Iuri Bessa e Rudolf Bessa (In memoriam). 

Estudou até o oitavo ano nas escolas públicas de Apodi: Escola Ferreira Pinto, Raimundo Casado de Oliveira e Antônio Dantas, dessa época muitos são os amigos e amigas.

Desde muito cedo suas atividades eram ajudar aos meus pais, nas tarefas de cuidar da casa com seus irmãos menores e sua  irmã, até chegar à idade de trabalhar com seu pai na época do inverno, tarefas que sempre combinou com os seus estudos.

De sua juventude, lembrasse das muitas amizades feitas nos diversos campos de futebol das peladas e dos campeonatos de futebol, nas equipes do Tiradentes de Neto Risadinha, filho de Doutor Rodolfo (dentista, na época), do Internacional de Antônio Leão e do São Paulo de Tatau Lopes (Bar Porta Larga);
Muito jovem trabalhou com Paulo de Felipe, vendendo tecidos nas feiras da região e na padaria de Zé Bolacha, sempre combinou diversão (futebol), trabalho e estudos. Saiu para estudar  em Mossoró, em 1981, para continuar seus estudos, raças a ajuda de seus pais, irmãos, tios e tias. Todos foram fundamentais na sua vida escolar, destacando seu irmão Aluísio Barros pelo convite para estudar em Mossoró e as ajudas de sua Tia/Madrinha Maria de Abília.

Em Mossoró, cursou o antigo segundo grau na escola Abel Coelho(81 a 83) e a Faculdade, na UERN (85 a 89), onde fez Economia e especialização em desenvolvimento e meio ambiente (92/93), pelo CEMAD, atualmente faz mestrado, em Políticas Públicas, na UFRN. 

Em Mossoró, foi balconista na Livraria Independência, em 1987; em 1989 foi aprovado em concurso para a área da saúde e atualmente professor concursado na UERN, desde 2006. Desde que chegou a Mossoró, começou a participar do movimento estudantil secundarista e universitário. No universitário, participou da Corrente Política Viração que antecedeu a atual União da Juventude Socialista – UJS. 

Na UERN foi Presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró e Presidente do Diretório Central dos Estudantes – DCE da UERN, participou de inúmeros congressos tanto na nossa região e estado quanto pelo Brasil, com atuação marcante no processo de estadualização da nossa universidade e de sua primeira Estatuinte. 

No movimento sindical, sempre participou ativamente de suas atividades, foi Coordenador Regional do SINDSAÚDE, defendendo um SUS de qualidade e com participação social, ativista dos movimentos sociais, e, por último foi Vice – Presidente da ADUERN, quando voltou a participar da segunda Estatuinte, responsável pela atualização dos Estatutos da UERN. 

Na política partidária, é filiado ao PC do B(Partido Comunista do Brasil) desde 1985, foi seu presidente, em Mossoró e dirigente estadual. Foi candidato a vereador, em 1996, candidato a Vice- Prefeito, em 2000 e novamente a Vice-Prefeito, nas eleições suplementares de Mossoró, de 2014. É participante ativo das disputas eleitorais desde a década de oitenta, em Mossoró, participou de todas as coordenações da campanha de Lula e Dilma, em Mossoró. 

Participou ativamente da luta pelo Campus da UERN para a nossa cidade, onde ao lado de valorosos companheiros de Apodi foram vitoriosos. Neste ano de 2014 é candidato a Deputado Estadual, pela coligação PC do B, PT e PT do B, com o nº 65 131.

Suas principais bandeiras de lutas: Lutar pela UERN; lutar por um SUS de Qualidade, com o fortalecimento dos hospitais regionais e a atenção básica; Lutar por melhoria em todo o sistema educacional, com valorização dos professores e demais profissionais da educação; Lutar pelo fortalecimento da agricultura familiar; lutar pela ampliação das políticas públicas direcionadas às mulheres e a juventude.

Apodi pode esperar um mandato para defender os interesses de nossa região, independente de quem seja o seu prefeito, lutará para que a nossa cidade possa se desenvolver cada vez mais, através da busca de recursos para alavancar o seu desenvolvimento, a partir de suas potencialidades. 

Nenhum comentário: