Pesquisar neste blog

sábado, 5 de julho de 2014

A truculenta oposição de Felipe Guerra contra a Família Pinto do Apodi - Por Marcos Pinto


Felipe Guerra era figadal adversário político da família Pinto, do Apodi, cerrando fileiras na oposição ao lado do seu cunhado Tilon Gurgel (Felipe era casado com Maria Gurgel do Amaral, irmã de Tilon). Oposição truculenta que culminou com a transferência da comarca de Apodi (em 1931) para sede em Caraúbas-rn, rebaixando a cidade de Apodi à condição de termo da comarca de Caraúbas. 

Para consecução desse objetivo, Felipe guerra valeu-se da sua condição de desembargador do TJ/RN. Apodi só voltou à condição de comarca no ano de 1947,quando o Cel. Lucas Pinto elegeu (no mês de julho deste ano) deputado estadual (pelo Apodi) o telegrafista Cosme lemos,que residia em Apodi desde o ano de 1928, quando casou com Hilda Lopes de Oliveira, irmã de Antonio Lopes

 Filho. Em outubro de 1947 o Dep. Cosme Lemos entrou com um projeto-de-lei que retornava a cidade de Apodi como comarca. Daí a importância da cidade de Apodi eleger deputado estadual a um filho da terra e que resida na cidade. (sem conotação de xenofobia).


Por Marcos Pinto no  Portal Oeste News

Nenhum comentário: