Pesquisar neste blog

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Irene Bohme - assistente social


IRENE BOHME, Assistente Social de nacionalidade alemã. Irene chegou a nossa terra para trabalhar com a população rural através de um convênio entre o Serviço Voluntário Alemão e a cooperativa Regional Mista de Apodi. Em parceria com a paróquia do município, realizou um trabalho social com grupos de jovens e mulheres. 

Provou, sem cruzar os braços, que o trabalho em grupo produz resultados os mais significantes. Fundou a Associação dos Mini Produtores Rurais, entidade que reunia as seguintes localidades: Queimadas, Lagoa Rasa, Água Fria, Sororoca e Santa Rosa. Criou o Banco de Sementes, através do qual distribuía sementes para os pequenos agricultores e organizou o MAC – Movimento de Adolescentes e Crianças, resgatando a cultura popular nas áreas de teatro, dança e músicas populares, deixando, assim, a marca de uma grande incentivadora da população para o exercício da cidadania, conquistando uma melhor qualidade de vida na área rural. 

Vindo de longe, país desenvolvido (Alemanha), dispôs-se a ensinar às mulheres do campo a trabalharem, independente de preconceitos, rebocando casas, fazendo serviços de pintura, construindo banheiros e batendo tijolos em olarias, oficio que desempenhava com extrema habilidade. 

Na área cultural, Irene deixou marcas profundas, exemplo disso é o grupo de teatro do Sítio Bico Torto que com um êxito que encantou a todos, quando pessoas humildes, daquela comunidade, interpretavam peças teatrais retratando a nossa realidade. Atualmente Irene mora em sua terra de origem, a Alemanha. 

Fonte: Paisagens Femininas de Apodi - Vilmaci Viana 

Nenhum comentário: