Pesquisar neste blog

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Chico Targino, o matador de Onças

Dentro da paisagem humana de Apodi, já desaparecida, vamos arrancar do passado, a figura rústica do velho Chico Targino, caboclo nascido nos lageiros da Soledade, onde aprendeu a conviver com onças e outros bichos. 

Chico Targino(o velho) pertenceu a uma estirpe de caçadores e lenhadores, afeitos à rústica do meio ambiente, em contato permanente com as matas e com as furnas, onde o encontro com a onça perigosa era para ele uma diversão, um passatempo. 
Ainda muito novo, aprendeu a rastejar onça de toda espécie, tornado isto para ele uma agradável atração. Onde houvesse onça estragando miunças, lá estava Chico Targino de clavinote na mão, para eliminá-las. E o fazia só, também penetrando na furna com a coragem que Deus lhe deu, onde se sentia mais seguro, como ele próprio declarava. 

Chico Targino tornou-se famoso da Ribeira do Apodi ao Ceará, pelas suas façanhas no combate às onças. Contam dele histórias de extraordinária coragem e sangue frio, matando e arrancando furnas, feras que até mortas faziam gente correr com medo.  

Fonte: Histórias e Vultos de Minha Terra - Válter de Brito Guerra(1985). 

Nenhum comentário: