Pesquisar neste blog

domingo, 18 de maio de 2014

Odilon Targino - caçador de Soledade

ODILON TARGINO DA COSTA, nasceu em 14 de outubro de 1915, no Distrito de Soledade, no Município de Apodi - RN. Filho de João Targino da Costa(nascido no ano de 1891, e faleceu no dia 05.12.1978, aos 87 anos) e de Maria Caetana de Oliveira(Maria Gomes, filha de Raimundo José de Souza, vulgo Raimundo Casado, era irmã de Joana Martins de Oliveira segunda esposa do patriarca Francisco Targino da costa), da família dos Valdevinos. Era agricultor em Soledade onde plantava para o sustento da família. Casou-se com Francisca Targino de Oliveira(Dona Preta Targino), filha do patriarca da família Targino de Soledade, Francisco Targino da Costa. 

Tudo começou com o patriarca da Familia Targino, Francisco Targino da Costa, que afirmou em documento oficial em Apodi-RN em 1925, que era filho de Targino José Felipe, casou-se com Bernardina Rufina da Conceiçao, filha de João Evangelista de Oliveira e Rufina Maria da Conceiçao, Bernardina faleceu em Soledade de asma em ás 02 hs do dia 12 de fevereiro de 1915. Fonte livro de óbito do 1 cartório de Apodi. 

Tiveram sete filhos,dos quais João Targino da costa, o pai de Odilon Targino da Costa. João targino da costa, é o mesmo João Targino de Oliveira, que casou-se com Maria Caetana de Oliveira, filha de Raimundo José de Souza(Raimundo Casado), que por sua vez era irmão do pai de Isauro Camilo, ex prefeito de Apodi e de Joana Batista de Oliveira. Então depois de viúvo, o patriarca Francisco Targino da Costa casou-se pela 2ª vez com Joana Martins de Oliveira, irmã de Maria Caetana de Oliveira, e mãe de Odilon Targino da Costa. Desse casamento nasceram 5 filhos dos quais uma é Francisca Targino de Oliveira(Dona Preta), esposa e tia de Odilon Targino da Costa. Francisca Targino de Oliveira esposa de odilon targino nasceu em 30 de setembro de 1921 e faleceu no dia 16 de março de 2011.

Um detalhe interessante da família Targino: Francisca Targino de Oliveira(Preta) era tia de Odilon Targino da Costa, sendo Dona Preta Targino, irmã do João Targino da Costa. Odilon e Dona Preta tiveram 22 filhos, hoje são apenas 8 filhos: Jose Inácio Targino, João de Deus Targino, Geraldo Targino, Helenimar Targino de Oliveira, Irene Targino de Oliveira, Francisca das Chagas Targino, e Antonia Ivonete da Costa Targino(esposa de Zé Targino) e Carmelita Ferreira, filha adotiva, que é filha biológica de Antonia Targino de Oliveira(Tontonha). Seu Odilon Targino, gerou uma outra filha sem do seu casamento: Maria das Graças Targino, a qual foi reconhecida pela Família de Odilon targino da Costa como filha dele e acolhendo os filhos de Maria das Graças Targino como membros da Família Targino de Soledade.  

Odilon Targino era também caçador do Distrito de Soledade. "Contam que uma certa vez, aos 15 anos Seu Odilon Targino saiu para caçar e com ele foram  outros amigos, aí encontraram uma onça, só que estava dentro de um buraco, eles a mataram, só que ninguém teve coragem de descer dentro do buraco para pegar a onça, e aí Odilon Targino sem receio, foi quem desceu dentro do buraco, amarrou a onça e os outros puxaram a onça para cima,e se por acaso ela tivesse viva ainda, mas ele desceu sempre".

Odilon targino da Costa, é considerado para muitos o “pai da Soledade”, por ser um cidadão exemplar, trabalhador, ótimo pai e avô, uma das pessoas mais importante da tradicional Família Targino. Seu Odilon faleceu no dia 05 de agosto de 2003.

Fonte: Jean Carlos Targino, neto de Odilon Targino. 

Nenhum comentário: