Pesquisar neste blog

sábado, 12 de abril de 2014

Seu Lalá

ALAÍRES DIAS DE FREITAS, mais conhecido por “Seu Lalá”, nascido no dia 13 de novembro de 1934 na cidade de Apodi - RN, sendo filho de Domingos Freire de Freitas(in memorian) e Adolphina Carmina Dias, (in memorian), o mesmo tinha duas irmãs, Alvanir de Freitas Dias (in memorian) e Maria de Lourdes de Freitas Dias (in memorian). Casou-se no dia 28 de Janeiro de 1958 com a Sra. Sebastiana Moreira de Lima Freitas (in memorian) do qual nasceram 05 filhos: José Maria Moreira de Freitas, José Humberto Moreira de Freitas, José Ribamar Moreira de Freitas(in Memorian), Maria Luci Moreira de Freitas, Maria Lúcia de Fátima Moreira de Freitas e José Antônio Moreira de Freitas. Com cinco netos sendo três homens e duas mulheres.

Sendo de uma família bastante religiosa, quando criança foi coroinha, depois tornando-se ajudante de sacristão ajudando em todas as tarefas da igreja matriz de Nossa senhora da Conceição e São João Batista em Apodi – RN. Trabalhou desde sua infância carregando banana do brejo do Apodi, hoje Felipe Guerra em lombo de jegues para ajudar a família, foi agricultor, pedreiro, verdureiro, churrasqueiro, chamador de bingo, pindoré, leiroeiro desde os 14 anos de idade por mais de quarenta anos, não há uma só pessoa nesta região que não o conheça hoje mais conhecido como velho Lalá.

Como começou a trabalhar muito cedo não teve muito interesse em estudar cursou apenas até o quinto ano primário daquela época. Teve uma grande participação no esporte da nossa cidade o qual jogou nos times de futebol que existiam como Centro Esportivo Apodiense e Moto Esporte Clube sempre participando dos campeonatos existentes na região, depois de alguns anos trabalhou como técnico, roupeiro e massagista da AVAP (Associação do Vale do Apodi), ao lado de outros cidadãos Apodienses. Hoje aos 79 anos de idade aposentado continua sua vida religiosa onde participa do terço dos homens na igreja matriz de nossa cidade e também frequentemente em todas as missas e eventos da igreja. Tendo uma ocupação como artesão na construção de belos terços religiosos. É membro da Academia Apodiense de Letras, cadeira nº 9, que tem como patrona, sua irmã, a saudosa professora ALVANI DE FREITAS DIAS.

Biografia enviada por Luci Moreira de Freitas – filha do “Velho Lalá”. 

Nenhum comentário: