Pesquisar neste blog

domingo, 27 de abril de 2014

Rubens Pinto - comerciante


RUBENS DA SILVEIRA PINTO, abnegado comerciante, nasceu em Apodi, em 29 de março de 1902, filho de Lucas Soares da Silveira e D. Zulmira Ferreira Pinto(filha do Cel. Antonio Ferreira Pinto), e neto paterno do tenente-coronel Luís Soares da Silveira, natural de Itabaiana, na Paraíba, e D. Maria Benedicta Beltrão(filha do prof. Joaquim Manoel Carneiro da Cunha Beltrão, natural de Tacunhaém-PE e Maria Angélica Bezerra Cavalcanti). Sêo Rubens Pinto era irmão da esposa do Coronel LUCAS PINTO a respeitável matriarca Adalgisa da Silveira Pinto (Dona Gizinha).

Ainda criança, fugindo da seca, foi residir na cidade de Mossoró, casando-se com a cearense JOSEFINA FREIRE PINTO, de Aracati, nascida a 26 de junho de 1902 e faleceu no Rio de Janeiro, no dia 13 de fevereiro de 1973, filha do jornalista João Freire de Andrade. De acordo com o saudoso RAIMUNDO SOARES DE BRITO, em seu livro RUAS E PATRONOS DE MOSSORÓ, ele era o lojista mais antigo da cidade de Mossoró, que trabalhou anos, fazendo amigos, construindo família, colaborando com várias entidades.

O eminente historiador Raimundo Nonato, de saudosa memória, assim descreveu seu “Rubens Pinto”, no livro “Dix-Sept Rosado – Retratos falados de uma geração”. 
“No seu tempo de moço, um dia bateu as asas e veio tentar a sorte em Mossoró. O que foi essa partida do lugar, onde os dias eram sempre claros, a gente pode pensar. Dali, de tempo em tempo, uma leva de jovens saía da cidade deixando um claro no afeto do povo, dos conhecidos, dos amigos. Para abandonar aquilo tudo, as ruas, o terço do mês de maio da igreja, os banhos na lagoa, a gaiola dos canários, a vida livre, a namorada, era preciso ter coragem, pois já tinha dito um cantador de viola que, naquele instante, o coração morre logo, a vida morre depois”. 

O apodiense Rubens Pinto, constituiu uma sociedade comercial com o Sr. Tibúrcio Gurgel Filho, sob a razão social denominada de “T. Gurgel & Pinto”. Rubens era sobrinho de Luiz Colombo, e Tibúrcio era irmão de Tilon Gurgel.

Sêo RUBENS PINTO foi um dos muitos Apodienses que contribuíram decisivamente para o crescimento do comércio na Praça de Mossoró, onde chegou ainda adolescente e foi acolhido pelo seu tio materno Luiz Colombo Ferreira Pinto, também apodiense, e que teve destacada atuação no comércio e na política de/em Mossoró, tendo chegado ao cargo de Prefeito no ano de 1927. Esses expoentes Apodienses tem toda uma gloriosa trajetória continuada pelos seus descendentes, sendo que Sêo RUBENS PINTO tem no filho HUGO FREIRE PINTO a relevante atuação no comércio mossoroense, com sua loja comercial denominada de H.F. PINTO. Rubens Pinto faleceu no dia 23 de dezembro de 1982.

Fonte: Datas e Notas para a História do Apody (Livro I – Janeiro a Maio) -  Marcos Pinto
Jota Maria – pesquisador do Portal Oeste News.

Nenhum comentário: