Pesquisar neste blog

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Necy Noronha - professora

A voluntária MARIA NECY NORONHA E SOUSA (Dr. Necy Noronha) nasceu no Sítio Lagoa da Lama, Apodi-RN, em 09 de janeiro de 1934. Filha de Francisco de Assis Mota e Maria Gonzaga de Noronha Mota. 

Fez o primário no Grupo Escolar Ferreira Pinto, o Ginasial na Escola Comercial Felinto Alves e o Ensino Médio no Instituto John Kennedy, em Natal-RN. Era uma jovem de 16 anos, quando começou seu ofício de professora como substituta até alcançar justa nomeação, na categoria de professora PE-2 na Escola Ferreira Pinto, onde tempos depois, assumiu a diretoria da mesma. 

Em 1956, casou-se com o funcionário do Ministério da Agricultura, Sr. Luiz Galdino, e em 1969 mudou-se para Natal a fim de formar seus filhos. Trabalhou nas escolas: Amâncio Ramalho e Jorge Fernandes, além de ter a própria escola particular em sua residência registrada como: Escola Particular Maria Necy Noronha – Ensino de 1ª a 4ª série. Aposentou-se aos 46 anos de idade, e daí passou a se dedicar ao serviço humanitário.

Após formar seus doze filhos, nas mais variadas profissões: Médicas, Dentista, Advogadas, Engenheiros, Administrador de Empresas, entre outras. D. Necy reservou dois quartos da sua vida para receber as pessoas doentes e carentes de Apodi e região, que são encaminhados pelas suas filhas médicas: Dra. Simone e Dra. Solange, está última, atual Diretora do Hospital Regional de Apodi. Através de seu vasto conhecimento nos hospitais públicos onde mantém amizades com médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório, D. Necy consegue resolver e articular os tratamentos dos conterrâneos doentes, solucionando os mais variados tipos de problemas. Há vinte anos trabalhando nessa área, já vivenciou as mais diversas situações, tendo que, diuturnamente, transportar pacientes em seu próprio carro para atendimento nos hospitais e até mesmo assistir à morte dentro da sua própria casa.

A residência de D. Necy e Seu Luiz Galdino é, entre outras coisas, porto seguro para alguns apodienses carentes que vêm estudar em Natal e encontra nesta casa a panela sempre cheia para saciar a fome dos amigos. Na sua casa, almoçam em média 50 pessoas por dia. Por lá, já moraram muitos estudantes que hoje são bons profissionais, graças a ajuda deste maravilhoso casal que nunca deixou de atender aqueles que necessitam de apoio.


Necy Noronha é matriarca da família que tem 12 filhos, 28 netos e 2 bisnetos e através do seu prestígio, juntamente com eu marido, elegeu um de seus filhos, o engenheiro Luiz Carlos, vereador da cidade de Natal. Ela se diz feliz e realizada com seu trabalho e que seu maior prazer é estar com toda a família reunida em sua residência. A grande Necy Noronha já está imortalizada na história da solidariedade humana e, por isso, merecida homenagem recebeu no último dia 23 de março, quando foi empossada Membro da Academia de Letras de Apodi pelos seus relevantes serviços prestados aos apodienses.

 É justo deixar seu nome imortalizado na galeria das apodienses guerreiras que passaram grande parte do seu tempo salvando vidas e fazendo o bem à humanidade.  Atualmente Dona Necy mora em Natal – RN e encontra-se aposentada do ofício de professora. 

Fonte: "Paisagens Femininas de Apodi -  Vilmaci Viana 

2 comentários:

Fatima França disse...

Muito prazer em conhecer um pouco mais da história de Necy Noronha.
Já a conhecia de nome e de ouvir minha tia Marcina a ela se referir como sua cunhada, sempre com muito carinho e respeito.

Fatima França disse...

Feliz em conhecer um pouco mais sobre a vida de Necy Noronha, minha conterrânea e cunhada de minha tia Marcina Pinto, tia de meus primos Nicodemos Carvalho Mota, Francisco de Assis da Mota Neto e outros.