Pesquisar neste blog

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Francisco Izódio de Souza - professor

FRANCISCO IZÓDIO DE SOUZA, natural do Sítio Santa Rosa, município de Apodi-RN,  nascido em 1º de abril de 1867, filho da escrava Izabel Batista do Amor Divino. Foi batizado em 12 de maio de 1867, na matriz de Apodi, pelo padre Antonio Dias da Cunha, tendo como padrinhos o casal Joaquim de Oliveira e Felesbela Bezerra de Menezes.

No dia 10 de abril de 1877, contando os 10 anos de idade teve o seu primeiro dia de estudos primários, em Apodi, tendo como mestre o prof. Francisco Monteiro de Souza, que dedicou-lhe acurada atenção e zelo, posto que observava naquele menino potencialidades que precisavam ser desenvolvidas. Aos 11 anos, passou a residir em Mossoró, em companhia de sua honrada genitora, fugindo da terrível seca que assolava os sertãos oestanos.  

Em Mossoró, galgou, graças à sua obstinação e dedicação aos estudos, o cargo máximo da cidade – O de Presidente da Intendência(atual cargo de prefeito), em dois períodos, em 1898 e no triênio de 1911-1913.
Participou da criação e instalação de todas as instituições culturais e literárias de Mossoró, daquela época. Sua capacidade intelectual venceu o preconceito da cor.

Faleceu pobre como sempre vivera, a 28 de novembro de 1915. 

Fonte: Datas e Notas para a História do Apody (Livro I – Janeiro a Maio) -  Marcos Pinto

Nenhum comentário: