A escrivã ANTÔNIA MATILDES FREITAS mas conhecida como Toinha de Guilherme, filha de Guilherme Joaquim Moreira e Matilde Maria de Freitas, solteira e funcionária pública. Nasceu em 22 de abril de 1934 neste município. Destacou-se como professora de Datilografia. Era muito exigente com seus alunos e extremamente perfeccionista. Toinha também trabalhou no apostolado de Jesus, Legionária de Maria, e foi grande defensora do patrimônio religioso. 

Exerceu a profissão de auxiliar de escrivão do 1º Cartório da Comarca de Apodi. Seus últimos dias de vida foram exclusivamente dedicados à religião católica. Mulher tranquila no desempenho correto de seu papel, participou dos movimentos culturais e religiosos de nossa cidade. 

Foi uma das personalidades simples, integra e solidária, que por várias vezes em companhia das Legionárias de Maria, visitou pessoas enfermas da nossa comunidade, sempre proferindo palavras de fé e esperança. É justo que seu nome figure na galeria das grandes personalidade femininas de Apodi. 

Fonte: Paisagens Femininas de Apodi - Maio de 2006 - Vilmaci Viana