Pesquisar neste blog

sábado, 28 de dezembro de 2013

Margarida de Freitas

MARGARIDA DE FREITAS, ou Margarida de Oliveira Nogueira, natural de Nossa Senhora das Neves(atual João Pessoa), Paraíba, nascida no ano de 1652, filha de Manoel Nogueira Ferreira, colonizador e fundador do Apodi, e de Maria de Oliveira Correia. 

Margarida, hoje nome de rua, foi uma das primeiras colonizadoras dos sertões apodienses em 1680. Era casada com o português Carlos Vidal Borromeu. Foi a mulher que ficou muito conhecida na Ribeira do Apodi, pela grande quantidade de terra que possuía na região, casada com o português Carlos Vidal Borromeu, que veio morar em Portalegre na primeira metade do século XVIII. 

Em quatro de junho de 1740, Margarida de Oliveira Nogueira, que também aparece na documentação como Margarida de Freitas Nogueira e Margarida de Freitas e sua irmã Antonia de Freitas, filhas de Manoel Nogueira,  requereram registro de uma carta de data e sesmaria na terra do Apanha Peixe e do Boqueirão, na Ribeira do 18 Apodi, seguindo os passos do pai como sesmeiras e posseiras dessa Ribeira. Margarida faleceu em sua fazenda ‘São Lourenço’, em Apodi no dia 8 de julho de 1772. 

Fonte: Em parte Jotta Maria
Livro digital: Portalegre do Brasil – História e Desenvolvimento - 250 anos de Fundação de Portalegre.

Nenhum comentário: