Pesquisar neste blog

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Raimunda Dantas


RAIMUNDA DANTAS, mais conhecida como "Mundinha Dantas'', a primeira teatróloga apodiense, nasceu no dia 03 de agosto de 1911, filha do famoso sacristão Manoel José Dantas e Maria Romana Dantas.

Concluiu o Ensino Primário e logo enveredou pela área cultural de Apodi. Casou com o Sr. Francisco Lopes, popularmente conhecido como “Chico Dantas’’. 

Dentre outros trabalhos artísticos e culturais escreveu e montou a peça teatral "Vista do Dever". Até os dias atuais, foi a única Maestrina da Banda de Música Municipal de Apodi. Foi dedicada e incansável Professora de Primeiras Letras (Primário) no Grupo Escolar Ferreira Pinto. Foi Teatróloga, Figurinista, Sonoplasta, Coreógrafa, Iluminadora, Diretora e Empresária. O seu pioneirismo em Teatro merece um estudo de resgate histórico mais aprofundado, mencionando-se todas as peças teatrais escritas e montadas. Era titular de uma Companhia de Teatro Mambembe. Apresentou os famosos "Dramas Teatrais" nas cidades vizinhas e comunidades rurais. Deixou um exemplo de amor e luta em prol da cultura de Apodi, sendo considerada figura histórica de Apodi. Raimunda Dantas faleceu no dia  06 de março de 1988. 

Em sua homenagem foi criada a Associação Raimunda Dantas – ARD, denominada “Casarão Raimunda Dantas’’, no município de Apodi.  Essa entidade tem se mostrado muito eficaz na cidade de Apodi, por estar levando a cultura e arte. A Associação já está em total funcionamento e as movimentações acontecem no Casarão das Artes, como foi batizado o prédio, que fica localizado no centro da cidade de Apodi. O Casarão é de uma estrutura arquitetônica mais antiga e que existe há aproximadamente 89 anos

Uma equipe de profissionais ergueu a bandeira do social e encara o projeto social que faz nascer a Associação Raimunda Dantas.O intuito da entidade é mostrar através das artes, que se pode muito bem angariar meios para o crescimento de jovens e adolescentes em vulnerabilidade social. Dentre as categorias das artes estão dança(hip-hop), teatro, capoeira, espanhol, dentre outras multi artes.

Biografia feita através de dados de Dilena Dantas - neta de Raimunda Dantas e do historiador apodiense Marcos Pinto.

Um comentário:

Vivi Viana disse...

Amigo,
Bom Dia!
Acrescente ai que ela é patrona da escritora Vilmaci Viana na Academia Apodiense de Letras e que Alex PETEKA, fundador da ARD é casado com a bisneta de Raimunda Dantas Jôse Dantas.
Em março chegarei aí.
Obrigada !
Beijinhos
Vivi