Pesquisar neste blog

domingo, 18 de agosto de 2013

Júlio Marinho


JÚLIO MARINHO DE OLIVEIRA, natural de Apodi/RN, nasceu em novembro de 1911, filho de Braz Marinho de Oliveira e Francisca Antonia da Mota. Foi casado com Abília Marinho de Oliveira, com quem uma numerosa prole, dentre eles: Celso Marinho de Oliveira, Manoel Cleto Marinho, Eugenio Marinho de Oliveira, Cleodon Marinho de Oliveira, Clidenor Marinho, José Julio Marinho, Francisco Julio Marinho, Julio Marinho Filho, Celcina Marinho de Oliveira, Celestina Marinho de Oliveira e Maria  Gorete Marinho.

Foi um dos apodienses mais ricos, começando de agricultor, comerciante e empresário. Além de ter sido um político forte, o qual se envolveu em todas as lutas políticas, desde 1934, ao lado do Coronel Lucas Pinto. 

Em 1948, foi eleito vereador pelo PSD e em 7 de dezembro de 1952, elegeu-se vice-prefeito com o Dr. José da Silveira Pinto.

Na eleição municipal de 15 de novembro de 1968, foi novamente eleito vice-prefeito de Apodi, desta vez na chapa encabeçada pelo prefeito Valdemiro Pedro Viana. Nas duas vezes em que foi vice-prefeito, Júlio Marinho também ocupou o cargo de Presidente da Câmara Municipal, já que naquele período o vice-prefeito acumulava a função de chefe do Poder Legislativo Municipal. 

Júlio Marinho faleceu no Hospital Wilson Rosado em Mossoró/RN, no dia 25 de novembro de 1992.

Nenhum comentário: