Pesquisar neste blog

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

João Pinto - ex-prefeito


JOÃO PINTO, nasceu no dia 26 de outubro de 1918 na cidade de Apodi/RN,  era filho do Coronel Francisco Ferreira Pinto e de Maria Salomé Diógenes Pinto. Foi  casado com Cesarina de Oliveira Pinto, com quem teve os seguintes filhos: Francisco Alcivan Pinto, Antonia Pinto Gadelha, José Aurivan Pinto, João Pinto Filho, Lázaro de Oliveira Pinto, Luzia de Oliveira Pinto, César de Oliveira Pinto, Tarcisio de Oliveira Pinto, Maria das Graças Pinto, Francisco Pinto  Neto e Maria de Fátima de Oliveira Pinto.

João Pinto apoiado por seu tio, o Coronel Lucas Pinto, foi eleito prefeito de Apodi pelo Partido Social Democrático(PSD),  nas eleições de  janeiro de 1958, tendo como companheiro de chapa o comerciante Izauro Camilo de Oliveira. Ambos obtiveram respectivamente, 1.709 votos e 2.019 votos, nesta época, os votos para prefeito e vice-prefeito eram desvinculados, podendo o eleitor votar no prefeito de uma chapa, e no vice-prefeito da outra chapa, isso explica a diferença de sufrágios obtidos por João Pinto e seu vice Izauro Camilo.

João Pinto, faltando menos de dois meses para terminar seu mandato, mas precisamente em 18 de fevereiro de 1963, foi cassado pela Câmara Municipal, que tinha como presidente o senhor Izauro Camillo, vice-prefeito.

Quem assumiu a prefeitura foi o vereador Valdemiro Pedro Viana, o qual foi o responsável pela transição, passando o cargo para o prefeito Izauro Camilo de Oliveira. João Pinto faleceu em Mossoró, no dia 21 de janeiro de 2003.

Fonte: Portal Apodi
Datas e Notas para a História de Apodi - Marcos Pinto 

Nenhum comentário: