Pesquisar neste blog

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Tilon Gurgel - ex-prefeito

TILON GURGEL DO AMARAL, natural de Apodi, nascido em 7 de janeiro de 1881, filho do coronel Tiburcio Valeriano Gurgel do Amaral e de Caetana Jusemira de Oliveira. Era casado com Josefa Dalila Gurgel com os seguintes filhos: Raimundo Gurgel da Nóbrega e Dr. Ailson Gurgel do Amaral.

Tilon Gurgel no início do século XX construiu um grande casarão as margens esquerdas do Rio Apodi/Mossoró, atual Rua Tilon Gurgel, na cidade Baixa – Felipe Guerra, dando assim o marco inicial da cidade de Felipe Guerra que existe hoje. Portanto, Tilon Gurgel foi o fundador do município de Felipe Guerra. Porém, queremos ressaltar que o povoado de Pedra de Abelhas teve início no dia 24 de outubro de 1818 quando teve como primeiro proprietário o senhor Vicente Ferreira Pinto.

Tilon foi o candidato a prefeito no primeiro pleito municipal de 2 de setembro de 1928, quando foi derrotado por Francisco Ferreira Pinto. Tilon Gurgel juntamente com Luis Ferreira Leite foram os mandantes do assassinato do coronel Francisco Ferreira Pinto no dia 02 de maio de 1934. O motivo era porque Tilon e Luis tinham muita inveja do carismático "Chico Pinto''.

Em 1930, foi nomeado Interventor Municipal de Apodi pelo Interventor Federal do Rio Grande do Nore, Irineu Jofily, em substituição ao prefeito Cosme Lemos. Tilon foi prefeito nomeado de Apodi  no período de 30/10/1930 a 5/5/1931

No dia 30 de setembro de 1975, o prefeito Luiz Gurgel do Amaral inaugurou um grupo escolar situado no povoado de "Poço de Tilon", cujo grupo teve o nome de Tilon. Tilon Gurgel faleceu no dia 23 de julho de 1968.

Fonte: Jota Maria -  Portal Oeste News

Nenhum comentário: