Pesquisar neste blog

domingo, 9 de junho de 2013

Eciélio Morais - eletricista

FRANCISCO ECIÉLIO DE MORAIS FRANÇA, filho de Pedro Paulino de França e Rita Maria de Morais França, nasceu no dia 09 de fevereiro no ano de 1881 em Apodi/RN. Passou sua infância com seus pais no Sítio Largo, onde vive ate os dias de hoje. 

Iniciou sua vida escolar na comunidade de Córrego, onde estudou a 1ª e 2ª serie na Escola Municipal Aurélia Torres e 3ª e 4ª serie na extinta Escola Isolada Sítio Córrego. A continuidade e conclusão do ensino fundamental e médio foi na Escola Estadual Professor Antonio Dantas na cidade de Apodi.

Com a idade de 13 anos, curioso como as coisas funcionavam e sem materiais disponíveis, usou escondido de seus pais um rádio ABC da família, que funcionava a pilha e eletricidade, como na época não havia eletricidade em sua residência, um pequeno choque gerado pela carga das pilhas junto à fonte do rádio (transformador) despertou a vontade de trabalhar com eletricidade.

Agricultor por instinto, subsidiado em horas vagas nas mais diversas áreas nas quais foi capacitado. Aos 16 anos iniciou trabalhos de instalações elétricas em residências e fazendo pequenos consertos em eletrodomésticos na comunidade.

Trabalhou em 2009 no georreferenciamento da cidade de Apodi na empresa Tec Agri;
Foi membro do Conselho Municipal FUMAC em 2009;
Foi educador social da Estação Digital na comunidade de Córrego pelo
Projeto MIDEP e Telecentros.BR, como Bolsista do CNPq – Formação eadtelecentros.br;
Foi atuante no Sistema de Controle Interno (SCI) COOPAPI e Projeto Algodão Agro Ecológico (PHC).

Atualmente é vice-presidente da Associação dos pequenos Produtores do Sítio Barra e Sítios Reunidos, e também é pedreiro na construção de cisternas de placas de cimento do Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC).

Fonte: Eciéio Morais

Nenhum comentário: