Pesquisar neste blog

domingo, 23 de junho de 2013

Custódio Dantas

CUSTÓDIO DANTAS DA SILVA, auditor fiscal, natural de Apodi, nasceu em 3 de maio de 1915, filho de Manoel Custódio Dantas  e Raimunda Dantas da Silva. Casado com Francisca Diógenes Pinto. 

Custódio foi a primeira pessoa apodiense a enfrentar ao grupo político da oligarquia pinto, ao se candidatar-se ao cargo de prefeito no pleito eleitoral do dia 5 de janeiro de 1958, juntamente com seu companheiro de chapa, o senhor João de Deus Ferreira Pinto, enfrentando o seu próprio cunhado, o senhor João Ponto. O senhor Custódio conquistou 1090 votos, pela legenda da UDN, enquanto, seu cunhado, o vencedor, obteve 1.709 votos, pelo partido do PSD. 

João Custódio nas eleições de 1955 foi candidato a deputado estadual tendo sido eleito, porém, não tomou posse tudo porque os cartolas da política na época tomaram o seu mandato. Ele foi parabenizado pelo próprio juiz eleitoral pela sua vitória, já que o coeficiente eleitoral era de 5 mil votos e ele foi o candidato mais votado de sua coligação, mas para dar o mandato a outro candidato foi feito uma trama no sentido de aumentar o coeficiente para 5,500 votos, daí como a coligação de Custódio não havia conquistado esse número de votos, o mandato foi para outra coligação. 

Decepcionado com a política e com os políticos abandonou-os, dedicando apenas ao zelo e probidade de sua trajetória pessoal e familiar. Custódio Dantas faleceu no dia 20 de dezembro de 1991

Biografia copiada do: Portal Oeste News

Nenhum comentário: