Pesquisar neste blog

terça-feira, 14 de maio de 2013

Suzana Noronha - professora


Suzana Maria de Oliveira Noronha, nasceu no dia 25 de dezembro de 1973, na Maternidade Claudina Pinto, na cidade de Apodi/RN. Filha do casal Francisco Sobrinho de Oliveira e Maria Lindalva de Oliveira. 

Começou a frequentar a escola com a idade de cinco anos em que estudava em uma escolinha que funcionava na Igreja Batista “conhecida na época’’. Só após ter completado os sete anos, no ano de 1980 ingressou na Escola Estadual Ferreira Pinto na primeira série, período este que se inseria no contexto dos anos iniciais (1ª a 4ª série) do primeiro grau. A pedagogia era a tradicional. Isso fazia com que as atividades de leitura fossem dirigidas a partir da decodificação. 

Aprender a ler naquela época significava decodificar bem as palavras escritas, embora que a criança não soubesse o que estava lendo. Ler bem era conseguir uma entonação de voz perfeita. Dessa forma, aos sete anos já lia corretamente. No Ferreira Pinto passou preciosos quatro anos. 

Logo após, foi para o Gerson Lopes, onde estudou da quinta a sétima série. No ano de 1988, sua irmã mais velha transferiu-lhe para o Antonio Dantas em que era necessário garantir a vaga para o ingresso no segundo grau. Em 1993, concluído seus estudos casou-se com Francisco Marcos Noronha e só depois de onze anos retornou aos estudos com a imensa vontade de ter um curso superior. 

Fez Pedagogia e em seguida iniciou Psicopedagogia Clínica e Institucional. Estava bastante cansada, pois, além da Faculdade cuidava também do seu avô (in memorian). Mas o medo era tão grande de parar e não concluir a tão almejada pós-graduação que no mesmo ano iniciou-a.

Atualmente trabalha na escola particular Nossa Senhora da Conceição, leciona o quarto ano. Ainda tem sonho em ser mestra em educação especial, embora seja difícil, mas não impossível. 

Fonte: Suzana Noronha

Nenhum comentário: