Pesquisar neste blog

domingo, 31 de março de 2013

Nenê Holanda - ex-prefeito




FRANCISCO DE HOLANDA CAVALCANTE, vulgo ‘Nenê Holanda’, nasceu no casarão da Fazenda Passagem Limpa, à época no município de Apodi, hoje no de Severiano Melo, nascido em 8 de novembro de 1918, filho de Laurindo Holanda Cavalcante e de Laurinda Holanda Cavalcante.

Casou-se em 31 de outubro de 1954, com Maria do Carmo Holanda, natural de Apodi, nascida em 21 de julho de 1927, filha de Inácio Gabriel Maia e de Alzira Magna Maia. Foi o segundo prefeito constitucional de Apodi, eleito em 21 de março de 1948 e tomou posse em 31 de abril de 1948, juntamente com seu companheiro de chapa, na pessoa de Antonio Lopes Filho, que governaram o Apodi até 31 de março de 1953. Foi o primeiro prefeito constitucional de Itaú, eleito em 3 de outubro de 1954, juntamente com seu companheiro de chapa o saudoso Rui Bessa Nunes.

Nené Holanda abaixo de Deus, no Apodi e região, não tinha outro, ele salvava. Essa é uma frase corriqueira na camada mais humilde da população apodiense, que define muito bem o que bem o farmacêutico Francisco Holanda Cavalcante representava para o povo de Apodi. Ele foi um dos poucos exemplos de que o poder nem sempre é capaz de transformar as pessoas. Neném Holanda também foi candidato a deputado estadual, fato que poucos apodienses, itauenses e severianenses sabem, tamanha era a sua descrição. Faleceu no dia 11 de maio de 2008

Fonte: Jota Maria -  http://jotaemeshon-academiaapodiensedeletras.blogspot.com/

Nenhum comentário: