As origens do Congregacionalismo nascem no século XVI com o surgimento do movimento puritano e dos separatistas ingleses. As reformas introduzidas na Igreja Anglicana a partir do reinado de Henrique VIII despertaram sentimentos de insatisfação em grande parte dos súditos que por conta de sua revolta foram denominados puritanos. os puritanos independentes formaram várias Igrejas Congregacionais. Houve também um grande esforço missionário entre os Congregacionais.

A história do Congregacionalismo brasileiro
tem sua origem em um trabalho missionário realizado pelo médico-missionário escocês Robert Reid Kalley e sua esposa Sarah Poulton Kalley, que chegaram ao Brasil em 10 de maio de 1855. O trabalho missionário deste casal está datado como tendo início em 19 de agosto daquele ano, visto que neste dia o casal Kalhey organizou uma Escola Bíblica onde dona Sarah ensinou as crianças à história Bíblica de Jonas e o Dr. Kalhey pregou para os homens.

A Igreja Evangélica Congregacional em Apodi - RN foi organizada em 02 de junho de 1999 tendo como seu fundador o Pastor Marcone Borba de Oliveira e co-participes, os irmão: Humberto da Costa, Maria Léia da Silva, Iremar Ribeiro, Terezinha Câmara, Mércia Câmara, Maria Aldeniza de França, Edézio Tôrres, Igno Kelly Araújo Ferreira, Dilza Soares Mota Araújo, Antônio Francisco Gurgel, Maria Luiza Marinho e outros. É uma instituição civil e religiosa, sem fins lucrativos, com sustento, propagação e governo próprios, com sede atual à Rua Ver. Abílio Soares de Macedo S/N, CEP. 59700000.
Pastor Marcone Borba da Igreja Congregacional
Durante os seus onze primeiros anos, o Pr. Marcone Borba realizou um ótimo trabalho a frente desta igreja. De forma que a mesma adquiriu respeito dos cidadãos apodienses, aja vista sua transparência ao lidar com os assuntos concernentes a vida espiritual da igreja e a vida social de seus membros bem como de todo cidadão. No ano de 2011 o Reverendo Marcone Borba recebe um convite para pastorear a Igreja Congregacional em Torrões/Recife-PE. Sendo então substituído pelo Pr. Joziran Vieira, que Desde de agosto de 2011 é o Pastor titular desta referida Igreja. 
Pr. Joziran e sua família (esposa Aritana e seu filho Joziran Soares)
Informações enviadas por: Joziran Vieira